Archive for October, 2011

Setembro… em tempo ;o)

PARA PENSAR — A Âncora

Temos essa consolação como âncora da alma, segura e firme.
—Hebreus 6:19

Temos alguém em quem podemos ter confiança eterna e assim estar eternamente seguros. Sabemos que Deus vela por nós onde quer que estejamos e independentemente do que estejamos fazendo. Temos essa âncora. O que acontece ao nosso redor no instável mar da vida é de menor importância. Podemos sobreviver e superar as circunstâncias, porque temos Jesus.
— David Brandt Berg

Para entender o valor da âncora, precisamos sentir a tempestade.
—Autor anônimo

Sabe-se que os primeiros cristãos muitas vezes usavam o símbolo do peixe para se identificarem para seus irmãos na fé. Um fato menos conhecido é que a imagem da âncora era também usada para a mesma finalidade. Desde os tempos antigos, a âncora simboliza segurança. Para os cristãos, representava sua esperança em Cristo, o qual os traria para a segurança do porto do Seu reino celeste. As âncoras adornam numerosos túmulos dos primeiros cristãos, sepultados nas catacumbas sob Roma.
—Christine Hunt

Não estabilizamos o barco prendendo a âncora a algo que esteja a bordo. A ancoragem é feita a algo fora da embarcação. Da mesma forma, a alma não encontra repouso nela própria, mas na natureza de Deus, na certeza da Sua verdade, na impossibilidade de Ele nos ser falso.
—Adaptado dos escritos de Dr. Thomas Chalmers (1780-1847)

Jesus Cristo é a âncora da sua alma. Não é preciso inquietar-se com os detalhes da vida. Você pertence a Deus e nada pode jogá-lo contra as rochas. Você está seguro porque Ele é seguro. Confie em Cristo em todas as circunstâncias. Relaxe. Desfrute o pôr do sol. Delicie-se no sabor da vida. Descanse, certo de que “qualquer que seja a tempestade, segura está minha âncora, do outro lado do véu.”1
—Steve McVey (1954—)

Tenho uma âncora segura e firme, que para sempre perdurará.
[Suporto] os golpes da tempestade, pois minha âncora na rocha firme está.
Pela tempestade navego em paz, até a maré mudar.
Pois em Cristo forte sou, pois nEle posso me ancorar.
Ancorado estou, ancorado estou;
Soprai, então, fortes ventos,
Sobre minha pequena e frágil embarcação;
Pois Sua graça não há de falhar;
Pois na Rocha, minha âncora forte está.
—William Clark Martin (1864-1914)

1. Tradução literal de Minha Esperança, Edward Mote, 1834